terça-feira, 6 de outubro de 2015

Últimas palavras


Decisiva, fatal, imutável, definitiva. A pior última vez sem dúvidas é aquela que vem sem aviso prévio. Nada de preparações, despedidas, últimas palavras. Seja o último beijo, o último abraço, a última conversa, ou até mesmo o último adeus. Naquele momento não havia plaquinhas dizendo “aproveite isso agora pois não irá se repetir”, e mesmo se tivesse, talvez não fosse de tamanha utilidade. Talvez é assim porque simplesmente é melhor assim.
Não sei você, mas eu honestamente não gostaria de saber o dia da minha morte, por exemplo. Cada segundo se tornaria insuportável, e a angústia da espera certamente me mataria antes. Saber que aquele tchau desengonçado e frio foi a última vez que viu alguém também pode não ser uma das melhores coisas...
A verdade é que todo mundo sempre tem aquelas palavras que ficaram presas na garganta, aqueles lindos discursos que gostariam de ter falado, ou até mesmo um simples “eu te amo”. Mas vai por mim, seria muito mais doloroso. Saber que aquele momento é o último, seja do que for, não nos deixaria aproveitá-lo como ele merece. Ele merece ser mais um momento normal, com todas as suas finitudes e infinitudes possíveis, sem lágrimas, sem apertos, sem saudade antecipada.
A vida é assim, uma eterna caminhada no escuro. O que podemos fazer? Aceitar o fato e aproveitar o máximo possível de cada segundo.
Diga tudo o que tem para dizer. Guardar palavras para quê? Palavras esquecidas na garganta só servem para se acumularem e virarem nós.
Então vai em frente, diga ao vizinho que o novo corte de cabelo dele ficou lindo, abrace seu cachorro, diga ao porteiro que ele é muito gentil, diga ao padeiro que o pão dele é o melhor do universo, apareça de surpresa na casa de quem ama, se declare para o mundo... Vai, aproveita, últimas vezes acontecem todo o tempo.  Nunca se sabe o que virá pela frente, ou até mesmo quais serão os últimos passos e as últimas palavras. As minhas podem ser essas. 

3 comentários:

  1. Oi Alice, que texto incrível! Muito bom mesmo.
    Últimas palavras, é engraçado né, a gente fala tanta coisa o dia todo e na verdade nem sabemos se aquelas serão as últimas coisas que diremos. Como você mesmo falou ta hora de dizer o que queremos... falar com o porteiro, agradecer, elogiar os simples gestos daqueles que nos cercam. vamos espalhar afetos! :D

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Me encantei! <3 nunca tinha parado para pensar nisso tudo (a não ser a parte do dia da morte, eu tb odiaria e com certeza morreria até antes!)
    Beijos!!!
    http://www.contandoumpouco.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...